RELATÓRIO DO PROJETO MISERICÓRDIA NAS FAMÍLIAS
Depois de termos percorrido os lugares onde há maior concentração de Capelinha da Misericórdia, de modo especial Minas Gerais nas dioceses de Luz – Lagoa da prata e São João del Rei em Barroso – e Sergipe na Arquidiocese de Aracaju gostaríamos de partilhar um pouco do que vimos e ouvimos.
Em Lagoa da Prata encontramos um número de oitenta Capelinha da Misericórdia abrangendo um total de mil e duzentas famílias atingidas pela Comunidade. Encontramos os zeladores bastante empenhados mas com dificuldades pra se reunirem uma vez por mês. Reunimos a coordenação paroquial e nos veio a inspiração de se encontrarem em grupos de oração do terço da Misericórdia onde os mesmos procurarão vivência a graça do batismo no Espírito Santo, orando em línguas e abertos à manifestação dos outros dons e carismas, rezando o terço da Misericórdia e abrindo, lendo e partilhando uma passagem do diário de Santa Faustina e da palavra de Deus. Foi lançado o desafio de ver se conseguiriam alcançar a diocese por inteiro.
Na ordem visitamos a arquidiocese de Aracaju de modo particular Moita Bonita onde estamos com 33 Capelinhas. Estamos presentes na arquidiocese em 6 paróquias tendo solicitado durante o encontro mais 5 paróquias. É por enquanto a única diocese onde temos um padre como diretor diocesano com uma equipe de coordenação arquidiocesana e uma equipe de intercessão sendo organizadas.
Por fim, estivemos em Barroso, diocese de São João del rei em minas Gerais onde o apostolado que já fora florescente no passado estava um pouco desestruturado precisando de uma retomada. Este encontro que tivemos foi pra uma retomada. Percebemos que estavam tendo muita dificuldade na caminhada e por isso pedimos ao Espírito Santo que viesse conduzir todos os momentos e Ele nos levou a fazer uma oficina de dons e carismas, proporcionando aos zeladores a experiência do batismo no Espírito Santo e a oração em línguas, bem como o exercício da prática de escuta do que o Espirito Santo poderia estar dizendo através de uma imagem, palavra, sentimentos ou pensamento que o Espirito poderia estar suscitando no coração pra comunicar às pessoas.
Aqui entendemos que a forma como se estava acolhendo a Capelinha nas casas não estava sendo a melhor e que a mesma deveria ser trocada por um momento mais carismático, de modo que haja tempo para um breve clamor ao Espírito Santo, seguido por oração em línguas, oração do terço da Misericórdia e abertura, leitura e partilha de uma passagem do diário de s. Faustina. Esse atendimento abrange a todos.
A comunidade Anunciadores da Misericórdia está construindo o capelão da Misericórdia um espaço na casa mãe em s. Gonçalo pra 500 pessoas sendo 350 sentadas. O Espirito já suscitou que deveríamos pedir a todos a colaboração de R$1,00 Por Família de modo a manifestar a comunhão com a comunidade Anunciadores da Misericórdia. Em Sergipe todos concordaram. Queremos agradecer a Jesus pela imensa riqueza do seu coração e pela fidelidade no exercício da missão.
Espero poder contarmos com todos e todas. Deus abençoe :
PE Antônio Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário